terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Paquistão propões investigação conjunta sobre atentados

Terça-feira, 02/12/2008 - 11:05

Nova Dhéli - O Paquistão propôs nesta terça-feira em Nova Dhéli uma investigação conjunta dos ataques em Mumbai e o desenvolvimento de um mecanismo compartilhado com a Índia para a luta contra o terrorismo.

O governo paquistanês declarou estar disposto a analisar o pedido do país vizinho para que sejam entregues 20 pessoas suspeitas de ligação com os terroristas, mas indicou que é necessária uma notificação oficial para atender o pedido.

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, apresentou as propostas do governo paquistanês ao final de um encontro com 36 diplomatas estrangeiros.

Qureshi disse que o "terrorismo" constitui uma ameaça global e ressaltou que a Índia e o Paquistão são "vítimas" de ações desses grupos.

Por outro lado, a Índia negou ter planos para lançar ações militares contra o Paquistão em resposta aos ataques terroristas em Mumbai, que causaram a morte de quase 200 pessoas.

Hoje, mais três pessoas morreram em um atentado terrorista no leste do país.
No entanto, o chanceler indiano Pranab Mukherjee excluiu a possibilidade de recorrer ao exército para ações no exterior, segundo declarações divulgadas pela agência PTI.

Nenhum comentário: